Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sinopse Histórica
Início do conteúdo da página

Sinopse Histórica

Published: Thursday, 04 July 2019 18:07 | Last Updated: Tuesday, 01 February 2022 14:07 | Hits: 7074
A Diretoria de Projetos de Engenharia (DPE) é uma das mais novas organizações militares do Exército Brasileiro. A DPE foi idealizada a partir da necessidade de o Departamento de Engenharia e Construção possuir um órgão elaborador de projetos de arquitetura e engenharia.

Em 13 de março de 2013, mediante Portaria do Comandante do Exército, foi determinada a implantação da DPE. Após um pouco mais de dois anos, em 13 de julho de 2015, o Decreto Presidencial Nº 8.491 inseriu a Diretoria de Projetos de Engenharia na Estrutura Regimental do Comando do Exército, consolidando sua criação.

A estrutura organizacional da Diretoria comporta as capacidades para elaboração de projetos nas áreas de edificações, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, obras de arte especiais e projetos ambientais. No momento, apenas o Núcleo de Edificações Militares, da Seção de Projetos, apresenta a capacidade de elaboração de projetos.

Nesse curto período de existência, a DPE já elaborou os projetos da Escola de Comunicações (EsCom), da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx), de edificações para o Comando de Operações Especiais (COpEsp) e para o próprio DEC.

Além dos projetos já elaborados, a Diretoria de Projetos de Engenharia fiscaliza a execução de projetos contratados do Polo de Tecnologia do Exército, da Escola Superior de Guerra (ESG) – Campus Brasília e da nova sede do Superior Tribunal Militar (STM). Concomitantemente, elabora os projetos do Memorial do Exército, do saneamento da Vila Militar de Deodoro, de adequação da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) para recebimento dos blindados GEPARD, da nova Escola de Saúde do Exército (EsSEx), do Centro de Coordenação de Operações Terrestres Interagências (CCOTI), dentre outros.

Gradativamente, a DPE vai ocupando seu espaço no âmbito do Exército com a desafiadora missão de moldar a cultura de projetos de arquitetura e engenharia no âmbito da Força. Se por um lado o custo médio de um projeto representa aproximadamente 5% do valor do empreendimento, por outro lado, 5% de erro em um projeto, cujo projeto foi mal elaborado por falta de profissionais capacitados, carência de tempo ou outras deficiências, poderá significar muito mais em perdas humanas e danos no empreendimento.

A DPE é uma OM onde se mescla a sinergia de militares e civis especializados nas áreas de arquitetura e engenharia para o atendimento das demandas do Exército, destacando-se por ser uma das poucas organizações militares que realizam este tipo de atividade no âmbito de exércitos ao redor do mundo. A visão de futuro da Diretoria de Projetos de Engenharia aponta para o emprego dessa OM especializada na elaboração de projetos estratégicos para o Exército Brasileiro e, quiçá, para o Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página